Design de produtos para um aplicativo de bem-estar financeiro para funcionários
- Meu papel
- Pesquisa com usuários, prototipação e design de interfaces. Estratégia de produto. Construção e manutenção de um design system.
- Resultados
- 70+ clientes (empresas) e mais de 5.500 usuários ativos mensalmente. Mais de 15 milhões de reais emprestados e satisfação de usuários acima de 88%.
- Meu papel
- Pesquisa com usuários, prototipação e design de interfaces. Estratégia de produto. Construção e manutenção de um design system.
- Resultados
- 70+ clientes (empresas) e mais de 5.500 usuários ativos mensalmente. Mais de 15 milhões de reais emprestados e satisfação de usuários acima de 88%.
Nos primeiros anos da empresa, nosso objetivo era desenvolver serviços que ajudassem as pessoas a resolverem emergências financeiras. No entanto, encontramos desafios, como descobrir maneiras de auxiliar as pessoas a saírem das dívidas, entender o contexto de quem está endividado e investigar como poderíamos auxiliar as pessoas a tomar melhores decisões financeiras.
Processo
O primeiro serviço oferecido foi a antecipação de salário. Com ele, os funcionários podiam antecipar até 35% do valor que tinham a receber e seriam descontados na folha de pagamento no mês seguinte.
Com o uso do produto, começamos um ciclo contínuo de entrevistas de clientes (funcionários de empresas parceiras) para entender as necessidades e identificamos quatro padrões principais:
- Emergências financeiras
- Algumas pessoas não têm acesso a crédito e precisam de dinheiro extra quando uma emergência financeira acontece, como pagar uma conta, comprar remédios ou fazer compras no supermercado.
- Dívidas com juros abusivos
- Outras pessoas têm dívidas com juros altos e gostariam de trocar essas dívidas pagando juros menores.
- Começar a poupar
- Outros, ainda, equilibraram sua vida financeira recentemente e buscam incentivos para poupar.
- Lidar com dinheiro
- Por fim, as empresas tinham a necessidade de garantir que seus funcionários soubessem como equilibrar as finanças, já que o bem-estar financeiro está diretamente ligado à produtividade.
Desenvolvemos quatro serviços para atender a essas necessidades e testamos cada ideia em entrevistas, testes de usabilidade e testes de valor, iterando quando necessário.
Pesquisa
As entrevistas com clientes, testes de usabilidade e valor faziam parte da rotina dos times responsáveis durante o processo de discovery e delivery.
Até o início de 2020 realizamos as pesquisas presencialmente no escritório onde a empresa estava alocado. Após o início da pandemia adaptamos esse processo para realização online.
Experiência de uso
Auxiliar o cliente a tomar as melhrores decisões com um mínimo de esforço cognitivo sempre foi um dos pilares para a construção das interfaces.
Esses são alguns exemplos de decisões de features e produto tomadas nessa direção:
Pagando quanto cabe no bolso
Quando estamos em dívida ou passando por alguma escassez financeira, tendemos a tomar decisões piores. Para ajudar as pessoas nessa situação, no produto de crédito consignado, criamos uma simulação de empréstimo que calcula o total pago com base no quanto a pessoa pode pagar mensalmente.
Você pode acessar o protótipo dessa simulação, utilizado nos testes de usabilidade e valor.
Acessibilidade
Garantir que as pessoas conseguem utilizar os serviços em seus smartphones era essencial para o sucesso do produto.
Um exemplo de iniciativa para tornar a interface mais acessível é a utilização de controles conhecidos pelos usuários. Por exemplo: Evitamos a prática comum de usar sliders para seleção de valores, já que essa opção exige um controle motor mais detalhado por parte do usuário.
Ícones de sistema
A jornada de uso do nosso cliente começava na comunicação interna da sua empresa. A partir de então, a pessoa descobria que poderia utilizar a Facio, visitava o website e fazia o download do aplicativo.
Para manter a comunicação de um tema tão complexo eficiente independente do canal, utilizamos ícones específicos para cada funcionalidade, serviço ou status.
Design system
Para manter a consistência e garantir uma transição eficiente do design para o desenvolvimento, desenvolvi um design system modular baseado em componentes reutilizáveis e seus estados, como cards, itens de lista e controles. Cada componente pode ser rearranjado e combinado com outros, mantendo a consistência do design e padrões de interface reconhecíveis para o usuário.
Privacidade
A privacidade é fundamental para quem está tomando decisões financeiras porque, em muitos casos, essas informações são extremamente sensíveis e pessoais.
Nós acreditamos que é um direito fundamental que deve ser protegido e respeitado para garantir a segurança e a liberdade financeira de cada pessoa.
Assinatura
Para reproduzir a necessidade de assinar um papel em um aplicativo, utilizamos um botão estilo “Slide to unlock”. Essa interação foi suficiente para selar o acordo das transações para os parceiros bancários da Facio, sendo simples e agradável.
Portal da Empresa
Em determinado momento, foi necessário explorar e construir uma plaraforma para que as empresas pudessem, de maneira independente, gerenciar os funcionários com acesso ao benefício.
Essa funcionalidade envolvia notificações, comunicação, gerenciamento e exibição do status de cada funcionário, bem como executar todas as ações em massa.
Resultados
- 70+ empresas
- 5.500+ clientes
- 88% satisfação dos clientes
- R$ 15 milhões emprestados
- 6.000+ emergências financeiras resolvidas
Os serviços de bem-estar financeiro B2B foram desativados no início de 2022. Se por um lado, os clientes estavam satisfeitos em usar o produto, poucas empresas se interessaram em oferecer esse serviço aos seus funcionários, o que levou a Facio a pivotar o seu produto para o mercado B2C.
Papel
Nesses produtos, fui o responsável por criar interfaces, entrevistar e realizar testes de usabilidade com clientes, criar conteúdo e mensurar a satisfação com o serviço.