Design de produtos para um aplicativo de bem-estar financeiro para funcionários

Meu papel
Pesquisa com usuários, prototipação e design de interfaces. Estratégia de produto. Construção e manutenção de um design system.
Resultados
70+ clientes (empresas) e mais de 5.500 usuários ativos mensalmente. Mais de 15 milhões de reais emprestados e satisfação de usuários acima de 88%.
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Nos primeiros anos da empresa, nosso objetivo era desenvolver serviços que ajudassem as pessoas a resolverem emergências financeiras. No entanto, encontramos desafios, como descobrir maneiras de auxiliar as pessoas a saírem das dívidas, entender o contexto de quem está endividado e investigar como poderíamos auxiliar as pessoas a tomar melhores decisões financeiras.

Processo

O primeiro serviço oferecido foi a antecipação de salário. Com ele, os funcionários podiam antecipar até 35% do valor que tinham a receber e seriam descontados na folha de pagamento no mês seguinte.

Com o uso do produto, começamos um ciclo contínuo de entrevistas de clientes (funcionários de empresas parceiras) para entender as necessidades e identificamos quatro padrões principais:

Emergências financeiras
Algumas pessoas não têm acesso a crédito e precisam de dinheiro extra quando uma emergência financeira acontece, como pagar uma conta, comprar remédios ou fazer compras no supermercado.
Dívidas com juros abusivos
Outras pessoas têm dívidas com juros altos e gostariam de trocar essas dívidas pagando juros menores.
Começar a poupar
Outros, ainda, equilibraram sua vida financeira recentemente e buscam incentivos para poupar.
Lidar com dinheiro
Por fim, as empresas tinham a necessidade de garantir que seus funcionários soubessem como equilibrar as finanças, já que o bem-estar financeiro está diretamente ligado à produtividade.

Desenvolvemos quatro serviços para atender a essas necessidades e testamos cada ideia em entrevistas, testes de usabilidade e testes de valor, iterando quando necessário.

Experiência de uso

Auxiliar o cliente a tomar as melhrores decisões com um mínimo de esforço cognitivo sempre foi um dos pilares para a construção das interfaces.

Esses são alguns exemplos de decisões de features e produto tomadas nessa direção:

Pagando quanto cabe no bolso

Quando estamos em dívida ou passando por alguma escassez financeira, tendemos a tomar decisões piores. Para ajudar as pessoas nessa situação, no produto de crédito consignado, criamos uma simulação de empréstimo que calcula o total pago com base no quanto a pessoa pode pagar mensalmente.

Você pode acessar o protótipo dessa simulação, utilizado nos testes de usabilidade e valor.

Quando o usuário escolhe o valor que cabe no bolso, recalculamos o total a pagar. Dessa maneira, o cliente toma a operação que se encaixa no seu orçamento

Design system

Para manter a consistência e garantir uma transição eficiente do design para o desenvolvimento, desenvolvi um design system modular baseado em componentes reutilizáveis e seus estados, como cards, itens de lista e controles. Cada componente pode ser rearranjado e combinado com outros, mantendo a consistência do design e padrões de interface reconhecíveis para o usuário.

A natureza complexa do app exigia um design system para facilitar a criação de experimentos com novas funcionalidades

Resultados

Os serviços de bem-estar financeiro B2B foram desativados no início de 2022. Se por um lado, os clientes estavam satisfeitos em usar o produto, poucas empresas se interessaram em oferecer esse serviço aos seus funcionários, o que levou a Facio a pivotar o seu produto para o mercado B2C.

Papel

Nesses produtos, fui o responsável por criar interfaces, entrevistar e realizar testes de usabilidade com clientes, criar conteúdo e mensurar a satisfação com o serviço.