Design e lançamento de um serviço de previdência privada totalmente digital
- Meu papel
- Gestão de um time de design de 3 pessoas. Gestão de branding. Pesquisa com usuários e prototipação.
- Resultados
- Lançamento do produto completo em 8 meses. Validação da experiência de uso do produto.
- Meu papel
- Gestão de um time de design de 3 pessoas. Gestão de branding. Pesquisa com usuários e prototipação.
- Resultados
- Lançamento do produto completo em 8 meses. Validação da experiência de uso do produto.
Ciclic é uma startup fundada por duas grandes empresas do ramo de seguridade. Neste projeto, nosso objetivo foi lançar um serviço de previdência privada utilizando os produtos da BBSeguridade com uma experiência inovadora, via aplicativo e website.
Eu atuei como líder de design, contratando e mentorando o time, gerenciando stakeholder, além de participar de pesquisas, estratégia de conteúdo, workshops e prototipar algumas interações.
Processo
A marca era um ponto importante desse projeto, já que previdência privada é um tema de pouco interesse do público-alvo da empresa. A escolha do nome, identidade visual e posicionamento foram os primeiros passos do projeto.
Trabalhar o hábito de poupar para realizar sonhos ao invés de se aposentar foi a base do desenvolvimento da marca.
Exploramos então a aquisição de clientes e dois problemas surgiram: como simular um investimento e como explicar a evolução da previdência privada.
Para decidir investir, é normal que as pessoas queiram saber qual a possibilidade de rendimento daquele investimento. Ao mesmo tempo, a partir de pesquisas, encontramos diferentes modelos mentais para trabalhar:
- Para poupar, devo guardar dinheiro todo mês
- Para poupar, devo guardar dinheiro durante um número de anos
- Para poupar, devo guardar dinheiro até atingir um certo montante
Após os testes iniciais de usabilidade, chegamos num modelo de simulação que atende todos esses casos.
Diferente de outros fundos, a previdência privada tem características complexas:
- Apenas após certo tempo guardando dinheiro, o cliente tem possibilidade de sacar
- Após um tempo ainda maior o imposto é reduzido e a rentabilidade aumenta
A maneira que encontramos para explicar essa diferença, ao mesmo tempo que reforçamos atributos da marca, foi utilizando um elemento de interação específico: um slider circular.
Só com o produto funcionando pudemos explorar a experiência de quem se torna cliente após o primeiro aporte. Por esse motivo, decidimos realizar testes de usabilidade e de valor em que, além da recompensa, os clientes recebiam uma quantia de dinheiro para investir em previdência privada.
Criamos uma estratégia de conteúdo para que o website funcionasse como suporte às dúvidas que não podem ser resolvidas pela interface e ajudassem a tornar simples um produto tão complexo.
Exploramos também a comunicação do produto para contextos específicos com testes A/B. Enquanto algumas pessoas queriam guardar dinheiro indefinidamente, outras buscavam uma maneira de juntar para um objetivo específico.
Resultado
Ciclic foi um produto interessante e fácil de usar. Percebemos isso logo após o lançamento pelos relatos dos próprios usuários.
Porém, com os testes de valor encontramos indícios de que o serviço da Ciclic não resolvia um problema do nosso público-alvo: Ter um bom rendimento quando comparamos com outros modelos de investimento. A previdência privada tem um desempenho melhor do que a poupança comum, mas inferior a outros modelos de investimento comuns na época.
Por isso, algum tempo depois o produto foi descontinuado e a empresa investiu em outras modalidades de seguro.