Estratégia de UX e desenvolvimento de conceito de produto para um seguro auto baseado no uso de smartphones
- Meu papel
- Pesquisa com usuários, prototipação e design de interfaces. Condução de workshops.
- Resultados
- Criação do conceito de um produto para conseguir novos investidores para o projeto.
- Meu papel
- Pesquisa com usuários, prototipação e design de interfaces. Condução de workshops.
- Resultados
- Criação do conceito de um produto para conseguir novos investidores para o projeto.
Processo
Antes de iniciar o processo, fizemos um workshop de Assumptions and Questions como equipe para ter um reality check sobre o produto, expectativas e os resultados do projeto.
Como resultado, decidimos fazer pesquisas para entender o contexto do usuário e responder algumas perguntas sobre a tecnologia envolvida na utilização do serviço.
O Research canvas foi uma ótima ferramenta para enquadrar as questões e planejar a pesquisa de forma objetiva.
Pesquisa exploratória
Precisavamos entender melhor o comportamento e as motivações dos motoristas em relação às seguradoras, os smartphones e as práticas de monitoramento e segurança.
A metodologia escolhida foi a Entrevista Contextual. Nesse tipo de estudo, o pesquisador conversa com o usuário entre 30 minutos e 1 hora. O objetivo é analisar atitudes, crenças, desejos e experiências para entender as motivações, dificuldades e e prever como o usuário poderia usar nosso produto.
Então o pesquisador observa e ouve os usuários em seu ambiente. O objetivo é coletar dados sobre comportamento, gatilhos e atividades passo a passo. Além disso, é possível observar limitações ou problemas para realizar alguma tarefa no produto.
O que desejamos descobrir
- Relação passada com seguradoras e corretores
- Motivações para obter um novo seguro (ou não)
- Como o smartphone foi usado durante a condução
- Comportamentos comuns antes e depois de qualquer condução
- Suspeita de coleta de dados
- Limitações dos smartphones, carros e dispositivos conectados
- Limitações na atenção, percepção e cognição do usuário durante a condução
A amostra
Eu entrevistei e observei 16 participantes enquanto eles dirigiam pela cidade de São Paulo em rotas familiares. Todos os participantes moram na cidade, possuem o carro, podem pagar pelo seguro do veículo e tem um smartphone equipado com, pelo menos, GPS e um sensor acelerômetro
A amostra foi dividida em pessoas que:
- Possuem seguro e radio bluetooth
- Possuem apenas seguro
- Possuem apenas radio bluetooth
- Não possuem seguro e nem radio bluetooth
Resultados
Principais insights
- Os usuários têm certo conhecimento sobre seguros
- Nós não precisamos exagerar na explicação dos principais conceitos, mas muitos as pessoas entendem mal alguns detalhes do segurês
- A opinião sobre seguros muda ao longo do tempo
- As pessoas que têm seguro agora podem descartá-lo em breve e as pessoas que não têm seguro podem estar planejando obtê-lo num curto ou médio prazo.
- Precificação dinâmica pode trazer mais valor ao produto
- Muitos usuários ficaram animados com a possibilidade de obter descontos por um bom comportamento de condução.
- Todo mundo dirige bem e merece ser recompensado
- Devemos ter cuidado ao abordar habilidades de direção, porque quase todo mundo acredita que está dirigindo com segurança.
- A seguradora pode manter os dados para proteger o cliente.
- Inicialmente, tivemos algumas preocupações sobre o envio de dados pelo usuário toda vez que eles dirigem para o servidor da empresa. Mas em geral, todos se sentem protegidos imaginando que a seguradora conhece seus localização e pode ajudar a qualquer momento.
- A restrição de tecnologia Bluetooth foi validada.
- Quase todos os motoristas com um rádio Bluetooth conectam o smartphone automaticamente antes de começar a conduzir. Este é um componente chave para este modelo de negócio.
- O excelente suporte ao cliente é o mínimo para esse tipo de serviço.
- Todos usuários mencionaram os concorrentes de uma maneira boa e lembraram bem da última vez que precisaram de apoio. Nesta indústria, um bom suporte é o mínimo para qualquer novo concorrente.
Personas
Ideação e Definições
Para projetar uma solução, decidimos nos concentrar no processo de aquisição É o fluxo de usuários mais simples mapeado. Muitos concorrentes têm dificuldade em melhorar o próprio fluxo de aquisição e os possiveis investidores estavam particularmente interessado em como poderíamos encantar os usuários desde o começo.
Um lado complexo da nossa solução seria como resolver a indicação diferentes condutores para o mesmo seguro. Dois usuários tinham uma história de um membro da família responsavel por definir o seguro e tentamos incluir essa característica no processo. O fluxo inicial do usuário para um novo cliente foi revisado para acomodar casos de uso em que a pessoa que decide contratar não é a pessoa que vai pagar o seguro.
Além disso, alguns fluxos exigiam regras inexistentes no momento (como definir preços, aceitação do cliente e assistência automática modelo) que seria definido apenas mais tarde.
Restrições:
- O protótipo seria usado para um pitch
- Deveria ser entregue em alta fidelidade
- Deveria focar no processo de aquisição
- Construiriamos o app antes de qualquer outro canal
Prototipação da UI
Com essas interfaces, tentei destacar:
- A contratação de novos seguros pode ser fácil, rápida e trivial
- O preço do seguro fica transparente
- A auditoria do carro e a coleta de documentos seriam feitas por meio do aplicativo
- Toda a contratação seria feita sem problemas. Do download do app até a emissão da apólice sem a necessidade de conversar com um humano.
Nota: Como não tínhamos muita informação sobre a plataforma (Android ou iOS) na época, optei por não usar Material nem Apple Human Interface Guidelines como referência para este interface. Obviamente, a equipe futura precisará escolher um caminho (ou ambos) quando a necessidade de refinar essa interface chegar antes do produto lançamento.
Aprendizados
Como afirmei anteriormente, é difícil construir uma empresa de seguros. Leva tempo, investimento e muito trabalho para obter o serviço funcionando corretamente. É por isso que muitas seguradoras não se esforçam muito para construir grandes experiências.
Neste projeto, eu apenas arranhei a superfície de todo o possibilidades na criação de um produto de seguros atraente e uma grande restrição foi que, desta vez, o protótipo seria usado para um pitch. Com isso em mente, eu só foi possível fazer testes de usabilidade informais com algumas partes do projeto. Quando chegar a hora de construir protótipos funcionais com as regras de preços, o teste do usuário provavelmente traria ainda mais insights sobre como as pessoas usam esse tipo de aplicativo.
Mas meu principal aprendizado nesse projeto foi o poder que a prototipagem poderia ter ao discutir idéias. Nós iteramos muitas ideias de rabiscos até interfaces codificadas. Discturi as idéias vendo e interagindo com o produto era importante para o entendimento da equipe ou revisitar decisões anteriores.