Experiência do Usuário de um Portal de candidato a governador

Eu nunca imaginei que algum dia faria algum trabalho para política e até hoje me surpreendo com este projeto. Apesar da qualidade baixa, eu decidi coloca-lo aqui por dois motivos: Em primeiro lugar foi a primeira vez em que trabalhei com design centrado no usuário (sem saber ao certo que estava fazendo isso) e segundo porque, com este projeto, percebi a diferença que o design pode fazer na vida das pessoas.

Em 2010 recebi a demanda de reconstruir o website de um candidato a governador. O partido político gostaria melhorar a presença do candidato na internet e a manutenção do site antigo era problemática.
O site antigo era pobre, feito de maneira amadora e não passava de uma colagem de fotos do candidato e calendário do seu roteiro. Posts do blog se resumiam a divulgações frias da campanha política e não ajudavam de fato o usuário a conhecer a proposta.

Mas como resolver um problema de marketing com apenas um website? A partir de então, toda a equipe responsavel começou a pesquisar na internet (numa forma de netnografia) as opiniões dos usuários da região sobre o website e o candidato.

O que encontramos foi uma falta completa de comunicação. Percebemos, pelas redes sociais, que as pessoas buscavam comunicação com o político para resolver problemas cotidianos e eram completamente ignoradas. E não por postura distante do partido ou do político. O principal motivo era o desconhecimento dos responsáveis sobre como lidar com essa situação.

E como promover a cidadania, diminuir essa distancia e aproximar candidato e eleitor? Depois de uma certa negociação com o partido, conseguimos não só o espaço para debater temas de campanha como também responder semanalmente as duvidas dos eleitores a partir do próprio candidato. Temas para discussão eram escolhidos semanalmente e o monólogo se tornou um diálogo.

O design do site recebeu funcionalidades como pesquisas, votações e foi aberto para comentários. A parte mais complicada foi a logística de como receber essas mensagens, e discutir com o partido e o político as respostas, pois ambos estavam em estados diferentes.

Ao dar voz para os usuários, o público do site mudou de membros do partido para a população local. Começaram a discutir temas como saneamento básico e moradia e a proposta do candidato foi difundida.

O que antes era apenas uma plataforma de marketing político evoluiu para um espaço de debate político onde as pessoas eram ouvidas e suas questões levadas ao candidato.

Infelizmente, por decisão do partido na época, todo o conteúdo foi removido ao final das eleições. Mas mesmo hoje, tendo se tornado uma prática comum, eu lembro desse projeto sobre como o design pode empoderar pessoas e trazer cidadania.

Meu papel foi de ideação, design, prototipação e gestor ocasional de conteúdo.


NDA

Alguns trabalhos deste portfolio estão sobre um NDA (No-discloure Agreement) e por isso informações chave dos projetos foram omitidas. Se você tiver interesse em saber mais sobre este projeto ou outros projetos, metodologias, processos ou mesmo desenvolvimento, sinta-se a vontade para me escrever.