Interface de um aplicativo de compras

OneTwo App era um aplicativo de compras com foco no comércio local. Por meio de geolocalização os usuários poderiam encontrar produtos nas lojas mais próximas e reservar a compra.

Durante o projeto, meu papel variou de designer de interface a consultoria de experiência do usuário. Eu fui responsável pelo desenho de algumas interfaces, criação de uma nova identidade visual e elaborei estratégias para validação do produto com usuários reais.

Novo Layout

Durante a fase de MVP da startup, as telas do aplicativo possuíam poucos padrões, diagramação confusa e novas features eram criadas a cada semana sem nenhum planejamento. O resultado era uma interface que se torna mais complicada e difícil de usar a cada iteração.

Por esse motivo, meu trabalho inicial foi a padronização desses elementos de interface para possibilitar a expansão das funcionalidades sem comprometer excessivamente a experiência do usuário. Apesar da proposta diferente do aplicativo, seguimos um modelo de e-commerce com algumas modificações na categorização, busca de produtos, página de produto e área logada.

O layout foi baseado em Material Design, com modificações estratégicas para que a usabilidade em dispositivos iOS não fosse comprometida.

Product Page

Desenvolvimento da página de produto

A página de produto passou por diversas iterações até chegar em seu modelo final. O objetivo inicial era conectar vendedor e comprador por meio do produto oferecido. Após a validação de algumas hipóteses, notamos que era mais efetivo utilizar esse momento de visualização do produto para trazemos mais detalhes e suas variações (tamanhos, cores, numeração, dentre outros), além de retirar o contato direto com o vendedor através de um chat, que agora ficaria somente após o ato da reserva do produto.

Além disso, como a variedade de produtos da startup mudou com o passar do tempo, isto foi refletido nesta página que deveria se adequar a um espectro de categorias cada vez maior.

Product Evolution

Categorização e busca

Outro reflexo da mudança na base de produtos foi o comportamento da busca. A atualização do comportamento da interface com autocomplete foi essencial para permitir que o consumidor encontrasse produtos e conseguisse navegar. Conforme mais categorias surgiam, uma busca efetiva se tornava, cada vez mais, a principal funcionalidade do app.

Por isso, a atualização do comportamento da interface com autocomplete foi essencial para permitir que o cliente encontrasse produtos e conseguisse navegar. Conforme mais categorias surgiam, uma busca efetiva se tornava, cada vez mais, a principal funcionalidade do app.
Search

Notificações

Com a página de produtos, busca e fluxo de compra atualizados, decidimos renovar as regras de notificações do app. Como o app se baseava na comunicação assíncrona entre consumidor e loja, um sistema de notificações robusto se tornou essencial para mediar a troca de mensagens entre ambos. Além das notificações por chat, regras foram criadas para lembrar o consumidor de buscar o produto reservado na loja, mas com o cuidado e não se tornar um app invasivo.

Notification

Teste de Usabilidade

Com essas mudanças na interface, ficamos preocupados para validar a compreensão dos usuário. Na teoria tínhamos razões suficientes para acreditar que a interface funcionava, mas ainda precisávamos entender se, além de compreensível, o app resolvia problemas do cliente e do lojista.

A partir disso, elaborei um roteiro de teste de usabilidade para ser aplicado em possíveis clientes na localidade do MVP por todos da startup.

Algumas telas

Home

Home Lightbox

Product Listing


NDA

Alguns trabalhos deste portfolio estão sobre um NDA (No-discloure Agreement) e por isso informações chave dos projetos foram omitidas. Se você tiver interesse em saber mais sobre este projeto ou outros projetos, metodologias, processos ou mesmo desenvolvimento, sinta-se a vontade para me escrever.